trânsito Archive

quinta-feira

29

novembro 2012

0

COMMENTS

450km de ciclovias em cinco anos (em NY)

Written by , Posted in Imagem, Urbanidades

Enquanto o Rio se gaba dos seus 250km de ciclovias (boa parte dos quais são para passeio, outros são maquiagens a preços de rodovias), Nova York construiu 450km em cinco anos, incluindo o fechamento de pistas de avenidas tão singelas quando a Broadway para o trânsito de bicicletas.

É um longo caminho. Vinculada a secretaria de meio ambiente, bicicleta sequer é vista como meio de transporte.

Fora isso, tem a perigosa categoria dos ciclo-chatos, o equivalente ambulante dos eno-chatos. O discurso modorrento de alguns entrevistados do interessante curta abaixo sobre bicicletas em São Paulo também não ajuda.

Pé no Pedal from Hallan Batman on Vimeo.

segunda-feira

16

julho 2012

0

COMMENTS

Cidades x bicicletas

Written by , Posted in Destaque, Urbanidades

Simplificando a conta, a prefeitura de São Paulo culta a quantidade de ciclistas pelos acidentes, como se a culpa das batidas de carro fossem os postes, tipo de comparação que inspirou o Tumblr Mais SP

Esqueça campanhas de educação e conscientização de motorista E ciclistas, como as feitas em Nova York. Assim um pequeno detalhe vai sendo escondido: bicicletas, por lei, fazem parte do trânsito e DEVEM circular pelas ruas, sujeitas a regras como os outros veículos.

Andar de bicicleta vai se transformando quase num ato de desobediência civil. É preciso tomar as ruas com bicicletas para que elas sejam pensadas – e respeitadas – também para esse tipo de transporte.

http://youtu.be/Qjt5BHcgYYw

sexta-feira

25

maio 2012

5

COMMENTS

Entrevista – Eduardo Paes, prefeito do Rio, sobre bicicletas (completa)

Written by , Posted in Texto, Urbanidades


agradecimentos especiais: Tiago Lins (imagens) e Flávio Machado (pelo contato)
agradedimentos: Thiago Hirai, Cassius Augusto, Rafael Macedo, Rodrigo Hermann,
Eduardo Grandelle, Paula Faraco, Mariana Santarelli, que enviaram perguntas e levantaram
questões através do Facebook antes da entrevista.
transcrição: Gabriel Mistuáureo

O gabinete do prefeito do Rio, Eduardo Paes, é um portifólio de suas ações mais populares. Estão expostos com destaque o pôster do filme “Rio”, flâmulas e medalhas da FIFA, um cinturão do UFC, uma das lixeiras de plástico feito de álcool, um guitarra do Rock in Rio, uma bandeira do Comitê Olímpico Internacional (num mastro levemente mais alto que os das bandeiras do Brasil e do Estado do Rio), uma maquete do BRT e dezenas de placas e quadros de homenagens empilhados num canto, dados por escolas de samba (comemorando o desfile como ritmista da Portela) ou do patrocinador da Seleção (uma blusa emoldurada com um texto falando da importância representativa da Amarelinha).

Nas paredes, entre as muitas fotos (de campanha, com Barack Obama, com Lula e, sim, com Sergio Cabral), dois emails impressos e enquadrados se destacam. São os registros de duas transferências volumosas da União para a cidade, uma de 800 milhões e outra de 300 milhões de Reais, para as obras do Porto Maravilha.

Na mesa do prefeito repousa um iMac. Do bolso, assim que chega e é apresentado, Eduardo Paes tira um iPhone. Encantado, disse que “esse Steve Jobs está matando muitas outras indústrias” ao comparar o aparelho com um que ganhou da Nike e nunca utilizou, mostrando em seguida o trajeto desenhado pelo GPS da sua pedalada da residência do prefeito na Gávea Pequena até a Mesa do Imperador.

Entramos então no assunto em questão. O uso da bicicleta como meio de transporte – e o potencial disso se tornar um dos grande diferenciais do Rio, que deveria ser uma cidade verde, exemplo para o mundo – é um dos meus assuntos favoritos e por isso solicitei a entrevista. Para minha surpresa, o pedido foi prontamente atendido e logo a conversa foi agendada. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o motivo da rapidez foi justamente o interesse de Paes na questão.

Antes da entrevista propriamente dita, é importante dizer duas coisas. Primeiro, em sendo ano eleitoral, convém dizer que a entrevista teve como foco o prefeito, que vem a ser Eduardo Paes, em busca de posições oficiais sobre as bicicletas no Rio. Segundo que, por esse ter sido o tema acordado, muita coisa ficou de fora. Outras oportunidades virão para debater outros assuntos, mas fique tranquilo; falou-se bastante sobre as bicicletas laranjas e o patrocínio do Itaú, a estrutura da cicade para o ciclismo, bicicletas elétricas, a geografia da cidade, urbanismo, campanhas de conscientização e educação para ciclistas, motoristas e pedestres.

(mais…)

quinta-feira

24

maio 2012

8

COMMENTS

Entrevista – Eduardo Paes, prefeito do Rio, sobre bicicletas (parte 3/3)

Written by , Posted in Destaque, Texto, Urbanidades

Finalizando, a terceira e última parte da entrevista com o prefeito Eduardo Paes sobre bicicletas (leia a intro e a primeira parte e segunda parte), falando sobre bicicletas do sistema Bike Rio e o patrocínio do Itaú.

(mais…)

quarta-feira

23

maio 2012

6

COMMENTS

Entrevista – Eduardo Paes, prefeito do Rio, sobre bicicletas (parte 2/3)

Written by , Posted in Destaque, Texto, Urbanidades

Continuando a entrevista com o prefeito Eduardo Paes sobre bicicletas (leia a intro e a primeira parte), agora falando sobre bicicletas elétricas, a geografia da cidade e urbanismo. Na quinta-feira vem a terceira e última parte, sobre as bicicletas laranjas.

(Matutando sobre as campanhas de conscientização e educação para ciclistas, motoristas e pedestres, pensei que seria legal se houvesse um selo oficial, recebido após um curso ou oficial, de repente até online, pra colar na bicicleta ou no carro e atestar que o ciclista ou motorista estão inteirados. Simbólico, claro, porém já é alguma coisa, já que não há um placa na magrela.)

(mais…)