quarta-feira

29

setembro 2010

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Transcultura #021 (O Globo): Mashups, One Day On Earth

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Texto da semana passada da coluna coletiva “Transcultura” que publico todas as sextas no jornal O Globo:

Improvisos no YouTube
Músicos tranformam saite em uma jam coletiva virtual
por Bruno Natal

Quando o sujeito se filma tocando um instrumento e publica no YouTube – tanto faz se é uma música própria, uma versão ou alguma improvisação – ele pode até não saber, mas existem caçadores sedentos por esse tipo de material para montar as suas próprias composições. Esse tipo de apropriação para criar algo novo começou com os samples e hoje se estende a. bom, se estende a quase tudo. Na era do corta e cola, tudo é reaproveitado, reconstruído, reeditado e recriado.

No fim do ano passado, Darren Solomon convidou 20 músicos para gravarem vídeos improvisando com um instrumento, a única regra sendo que todos deveriam ser no tom de si bemol. O projeto chama-se In B Flat (Em Si Bemol) e, entre todas as colaborações, apenas um vibrafone tem marcação rítmica. Assim é possível combiná-los em qualquer ordem, aumentando ou diminuindo o volume ao seu gosto, compondo uma obra ambiente. O resultado é espetacular.

No início do ano, Kutiman, um israelense até então mais conhecido na cena alternativa de seu país, foi parar em um zilhão de páginas na rede. O motivo foi o projeto ThruYou , no qual criou músicas inéditas apenas sampleando passagens de músicos desconhecidos. E não estamos falando de uma colagem interessante do ponto de vista “artístico-experimental”. Não. O cara criou faixas que fariam um belo álbum, como a >ita

Os coautores foram todos listados e contactados posteriormente, com o direito de pedir para serem excluídos dos vídeos, o que ninguém fez. O ThruYou toca em tantas questões relativas à era digital que fica complicado listar: compartilhamento de informação, criação coletiva, troca de arquivos de áudio e vídeo, direito autoral, disponibilidade das ferramentas. Tudo condensando o momento crucial que a indústria do entretenimento atravessa.

Este mês, a estrela é Andy Rehfeldt, de Los Angeles. Inspirado por outros vídeos a que assistiu, ele pegou um disco de músicas cantadas a capela da banda de metal Lamb of God e criou versões jazz, bem calminhas, para usar sob os vocais agressivos da banda.

O resultado agradou, se espalhou e Rehfeldt continuou produzindo mais e mais vídeos, sempre pegando os vocais de uma música conhecida e criando uma base irreverente, na qual toca todos os instrumentos. Ele sempre utiliza imagens de apresentações ao vivo, o que torna tudo ainda mais bizarro.

O repertório em seu canal no YouTube é extenso e inclui “Enter Sandman” (Metallica) em versão smooth jazz, a autoexplicativa “Polka face” (Lady Gaga), “Smells like teen spirit” (Nirvana) em reggae, “I gotta a feeling” (Black Eyed Peas) na levada dos violinos de “Psicose” e até a banda dos filhos de Rehfeldt tocando “Blitzkrieg bop” (Ramones) numa apresentação da escola sobre uma base gravada por ele.

A versão Disney do Slipknot rendeu ameaças de morte (ah, os corajosos comentaristas da internet…) a Rehfeldt. Sem dar bola para isso, ele confessa que a sua grande dúvida é como ganhar dinheiro com isso. Ah, Rehfeldt, isso todos nós estamos tentando descobrir. Enquanto isso, sigamos nos divertindo.

Tchequirau

One Day on Earth Participant Trailer from One Day On Earth on Vimeo.

Parecido com o “Life In A Day” (Vida Em Um Dia) do YouTube, já sendo finalizado, o projeto “One Day On Earth” (Um Dia Na Terra) do Vimeo convida os usuários a registrarem o dia 10/10/10 em todo planeta para fazer parte de um documentário montado pelo saite.

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