rio de janeiro Archive

quinta-feira

22

outubro 2009

0

COMMENTS

Linhares e sua turma

Written by , Posted in Urbanidades

Qualquer semelhança com fatos recentes terá sido mera coincidência.

Como sempre, inédito ou em arquivo, Hermes & Renato na mosca.

quinta-feira

22

outubro 2009

19

COMMENTS

Que PORRA é essa?!?!

Written by , Posted in Urbanidades

Câmeras flagram assassinato de, Evandro João da Silva, coordenador do AfroReggae e omissão de socorro por PMs:

Dois policiais. Que nojo. Não tem outra coisa pra se dizer de gente assim, é triste demais.

Isso arranha a imagem não só do Rio, mas do Brasil inteiro, muito, mas muito mais do que o caso do helicóptero da PM abatido a tiros por traficantes.

Dos bandidos não se espera outra coisa mesmo.

sexta-feira

2

outubro 2009

10

COMMENTS

quarta-feira

8

julho 2009

2

COMMENTS

A cidade impossível

Written by , Posted in Urbanidades


foto: URBe


“(…) a propósito da atual intenção de construir muros cercando o bairro [Rocinha], eu discordo frontalmente. A nossa proposta é de estabelecer os limites da Rocinha, através de uma escadaria periférica, que limitaria a expansão das invasões, sem a agressividade separatista de um muro, que reforça a sensação de gueto. Sou totalmente favorável a soluções gregárias e utilitárias (a escada tem dupla função, quando o muro é apenas limitador), ao contrário das soluções separatistas e preconceituosas, que só contribuem para o aumento da rejeição e, consequentemente, da violência.”

(Índio da Costa, arquiteto, em entrevista ao jornal O Globo)

Enquanto o avião sobrevoa a Restinga de Marambaia avista-se as praias serpenteando orla afora, enquanto as montanhas ondulantes brincam de pique esconde com as planícies e lagoas, lentamente revelando construções e esboços de uma cidade.

Pouco a pouco os pontos de concreto vão tomando conta da paisagem e quando se está acima do Engenhão em direção ao Maracanã, todo o vale já está salpicado de casas, prédios, ruas, viadutos. Os pontos verdes são minoria.

É uma visão um tanto absurda, criando um antagonismo entre o cenário e seus personagens. Algo não faz sentido, os prédios cravados no meio da floresta parecem totalmente fora de lugar.

A sensação é de que a área logo abaixo nunca pudesse ter sido escolhida pra abrigar uma metrópole. Ou ao menos que a tal metrópole tenha sido desenhada em total desacordo com o local.

É uma cidade que não se entende.

terça-feira

11

novembro 2008

4

COMMENTS

Festão

Written by , Posted in Música, Resenhas


URBe TV: video-entrevista com Kele Okereke e fotos

O Bloc Party tem a fama de fazer shows mornos. Foi assim no Coachella, disseram que foi assim em São Paulo e tinha tudo pra ser assim no Rio.

Só que o Rio não é conhecido do jeito que é a toa. Não é por acaso que trocentos bandas escolhem a cidade para os seus DVDs “live in Rio”.

As baixas expectativas e despretensão também devem ter ajudado para o sucesso da noite, assim como a boa organização.

Em plena segunda-feira, a combinação de ingressos a preços justos (R$60 doando um quilo de alimento, o que é uma iniciativa bacana), pontualidade (o show marcado para as 22h começou as 23h, praticamente final de tarde para os padrões carioca) e som bem passado foi infalível.

Dependendo do que se espera de um show do Bloc Party, pode ou não ser uma decepção. Tocando num lugar pequeno e apenas para o seu público, os ingleseses mostraram que dão conta. Quem foi apenas para ouvir o que eles tinham pra apresentar, se divertiu bastante.

As músicas do novo disco, “Intimacy”, ajudam bastante a dinâmica do show, com momentos de experimentação com equipamentos e eletronices que distanciam o Bloc Party do seus contemporâneos da tal cena “rock dançante”.


Kele atende os fãs após o show

O show, que terminou com um coro de “Rio! Rio! Rio!”, foi uma tremenda dose de auto-estima para cidade. Bom, pelo menos para quem estava lá.

* já botaram o show INTEIRO no YouTube, filmado da beira do palco.