Linhares e sua turma
Written by Bruno Natal, Posted in Urbanidades
Qualquer semelhança com fatos recentes terá sido mera coincidência.
Como sempre, inédito ou em arquivo, Hermes & Renato na mosca.
quinta-feira
outubro 2009
COMMENTS
Written by Bruno Natal, Posted in Urbanidades
Qualquer semelhança com fatos recentes terá sido mera coincidência.
Como sempre, inédito ou em arquivo, Hermes & Renato na mosca.
quinta-feira
outubro 2009
COMMENTS
Written by urbe, Posted in Urbanidades
Dois policiais. Que nojo. Não tem outra coisa pra se dizer de gente assim, é triste demais.
Isso arranha a imagem não só do Rio, mas do Brasil inteiro, muito, mas muito mais do que o caso do helicóptero da PM abatido a tiros por traficantes.
Dos bandidos não se espera outra coisa mesmo.
sexta-feira
outubro 2009
COMMENTS
Written by urbe, Posted in Urbanidades

foto: Diario El TIEMPO
Que legal, quanto tempo não aparece uma notícia tão boa relacionada ao Rio. É um chance histórica, importante.
Ouvi o resultado no avião, vendo o Rio lá embaixo, foi demais.
O Lula falando sobre o Rio e do Brasil após a coletiva foi emocionante demais.
quarta-feira
julho 2009
COMMENTS
Written by urbe, Posted in Urbanidades
“(…) a propósito da atual intenção de construir muros cercando o bairro [Rocinha], eu discordo frontalmente. A nossa proposta é de estabelecer os limites da Rocinha, através de uma escadaria periférica, que limitaria a expansão das invasões, sem a agressividade separatista de um muro, que reforça a sensação de gueto. Sou totalmente favorável a soluções gregárias e utilitárias (a escada tem dupla função, quando o muro é apenas limitador), ao contrário das soluções separatistas e preconceituosas, que só contribuem para o aumento da rejeição e, consequentemente, da violência.”
(Índio da Costa, arquiteto, em entrevista ao jornal O Globo)
—
Enquanto o avião sobrevoa a Restinga de Marambaia avista-se as praias serpenteando orla afora, enquanto as montanhas ondulantes brincam de pique esconde com as planícies e lagoas, lentamente revelando construções e esboços de uma cidade.
Pouco a pouco os pontos de concreto vão tomando conta da paisagem e quando se está acima do Engenhão em direção ao Maracanã, todo o vale já está salpicado de casas, prédios, ruas, viadutos. Os pontos verdes são minoria.
É uma visão um tanto absurda, criando um antagonismo entre o cenário e seus personagens. Algo não faz sentido, os prédios cravados no meio da floresta parecem totalmente fora de lugar.
A sensação é de que a área logo abaixo nunca pudesse ter sido escolhida pra abrigar uma metrópole. Ou ao menos que a tal metrópole tenha sido desenhada em total desacordo com o local.
É uma cidade que não se entende.
terça-feira
novembro 2008
COMMENTS
Written by urbe, Posted in Música, Resenhas
URBe TV: video-entrevista com Kele Okereke e fotos
O Bloc Party tem a fama de fazer shows mornos. Foi assim no Coachella, disseram que foi assim em São Paulo e tinha tudo pra ser assim no Rio.
Só que o Rio não é conhecido do jeito que é a toa. Não é por acaso que trocentos bandas escolhem a cidade para os seus DVDs “live in Rio”.
As baixas expectativas e despretensão também devem ter ajudado para o sucesso da noite, assim como a boa organização.
Em plena segunda-feira, a combinação de ingressos a preços justos (R$60 doando um quilo de alimento, o que é uma iniciativa bacana), pontualidade (o show marcado para as 22h começou as 23h, praticamente final de tarde para os padrões carioca) e som bem passado foi infalível.
Dependendo do que se espera de um show do Bloc Party, pode ou não ser uma decepção. Tocando num lugar pequeno e apenas para o seu público, os ingleseses mostraram que dão conta. Quem foi apenas para ouvir o que eles tinham pra apresentar, se divertiu bastante.
As músicas do novo disco, “Intimacy”, ajudam bastante a dinâmica do show, com momentos de experimentação com equipamentos e eletronices que distanciam o Bloc Party do seus contemporâneos da tal cena “rock dançante”.

Kele atende os fãs após o show
O show, que terminou com um coro de “Rio! Rio! Rio!”, foi uma tremenda dose de auto-estima para cidade. Bom, pelo menos para quem estava lá.
* já botaram o show INTEIRO no YouTube, filmado da beira do palco.