Chegando atrasado 05: Emicida
Written by urbe, Posted in Chegando Atrasado, Música
Mesmo já tendo tido uma passagem vencedora pelas Batalhas de MC aqui no Rio, o rapper Emicida (ou E.M.I.C.I.D.A. – Enquanto Minha Imaginação Compuser Insanidades Domino a Arte) tinha passado batido pelo URBe.
Com seu nome circulando ainda mais após ser indicado ao VMB 2009 na categoria de Rap, a mixtape “Pra Quem Já Mordeu Um Cachorro Por Comida, Até Que Eu Cheguei Longe”, com capa feita a mão e vendida a R$2 nos shows, tornou-se facilmente encontrável online.
Bases e rimas no talo, Emicida está fazendo algo bem complicado: transformando gírias paulistas que são motivo de zoação em outros Estados (zoação é paulistês?) em algo legal (como utilizar o “memo” no lugar de “mesmo”, adeus aos plurais, etc), distanciando-as do imaginário “maloqueiro” e facilitando a assimilação do sotaque.
Outro detalhe que parece óbvio, porém não tão óbvio ao ponto de ter se tornado regra obrigatória no hip hop nacional, é a boa dicção, tornando as letras comprensíveis de primeira. A quantidade de rapper com boa letra que fica pelo caminho por não saber se fazer entender é grande.
Os Racionais passaram longe de fazer essa ponte. O Kamau tinha potencial para isso mas não é tão pop quanto o Emicida,o Sabotage morreu antes da hora. O elemento pop é sempre um facilitador, vide dois dos maiores sucessos comerciais do hip hop nacional, Marcelo D2 e Gabriel O Pensador, terem também um sotaque carioca pesado.
Isso aqui não é mais um capítulo da eternamente boba disputa Rio x SP. Não canso de repetir que acho isso ridículo, embora seja dolorido ver minha própria cidade perder importância e os shows rarearem.
O fato é que São Paulo vem dominando o país há mais de uma década, não apenas economicamente como manda a tradição, mas também culturalmente, uma vez que uma coisa anda atrelada a outra.
O Emicida aprendeu a lição com seus antecessores e vai construindo uma alternativa interessante.
Bruno,
Uma coisa é uma coisa , outra coisa é outra coisa. O Emicida é bom pacas sem dúvida , parece mesmo que ele tem potencial de dar o próximo passo do rap da paulicéia, coisa que o destino não quiz que o Sabotage fizesse.
Mas esse papo do aparecimento de um cara bom em Sampa , significar a decadência do Rio , é uma outra história.
Cultura brasileira , aquela que se comunica com o Brasil todo, não com nichos, sempre apareceu em todos os cantos do país e foi amplificada no Rio de Janeiro.. Em matéria de ritmo a Bahia sempre deu o compasso, em matéria de sertão São Paulo dá as cartas, e em termos de Samba e seus sub-gêneros, modéstia à parte, continuamos ditanto as regras.
Então não vejo essa decadência toda não. Tá certo que o Rio já foi um amplificador Maclintosh valvulado e agora parece um Staner transistorizado,movido a pilha da Rede Globo, mas ainda assim com toda essa decadência econômica e mental, São Paulo raramente consegue se comunicar o Brasil .
Fala Beni,
Concordo total e não foi nem um pouco isso que eu quis dizer. Não tem relação de causa e consequência nenhuma aqui.
Abs!
Não acho que o Emicida é mais pop que o Kamau. Pelo contrário, acho as letras do Kamau muito mais pop e assimilável. O grande trunfo do Emicida é conseguir fazer uma letra boa de protesto soar bem. O cara ta conseguindo ganhar espaço sem fazer NENHUMA concessão à indústria. Kamau fez disco bonitinho, bem produzido e bem embalado, e não tá sendo tão falado quanto o Emicida. E não to desmerecendo o Kamau, curto muito o som do cara. Só to dizendo que o mérito é todo do Emicida, que é foda mesmo.
Pra encerrar o assunto, se liga nesse vídeo. Poesia de protesto da mais pura, isso não é coisa de moleque não: http://www.youtube.com/watch?v=hiG2iA7Fi30
EMICIDA manda muito bem, já falei com ele pessoalmente e sei que o que é verdadeiro no que fala e faz.
Acho uma bobagem comparar ele com Kamau, são rappers diferentes (e muito amigos), de gerações diferentes, com intenções diferentes. O Kamau é de uma geração anterior, já ouvi ele inclusive apontar o EMICIDA como “o futuro do rap nacional”. Se eles não entram nessa de se comparar, acho que não devemos cair na armadilha 🙂
E se quer ver coisa boa feita no Rio, Marechal é uma boa opção:
http://fastblog.marcogomes.com/mc-marechal-faz-freestyle-com-danca-de-carlin
Vale destacar o recém lançado videoclipe de Triunfo.
http://vimeo.com/6396609
Excelente fotografia e direção.
“O fato é que São Paulo vem dominando o país há mais de uma década, não apenas economicamente como manda a tradição, mas também culturalmente, uma vez que uma coisa anda atrelada a outra.” Precisava disso? Não ajudou nada, eu acho. Colocação desnecessária na minha humilde opinião, que não desmerece o blog.
Abraço.
Ué, mas não é verdade?
Não era pra ser uma agressão, desculpe se vc leu assim. É simplesmente um fato.
Sao paulo sempre teve mais tradicao no rap, comecou muito antes que o rio, a cultura RAP no rio e muito mais recente, comecou a aparecer no final dos anos 90, por isso essa diferenca…mas diferenca ñao quer dizer que um e melhor que outro…sao culturas distintas…
Cara, na boa, o EMICIDA tem boa dicção? Respeito tua audição e opinião, mas fica uma sugestão do que acho ser um rapper com boa dicção: http://www.vitorpi.com.br
Abraço e parabéns pelo site
/URBe
por Bruno Natal
Cultura digital, música, urbanidades, documentários e jornalismo.
Não foi exatamente assim que começou, lá em 2003, e ainda deve mudar muito. A graça é essa.
falaurbe [@] gmail.com
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